Informe

Programa de extensão recebe visita de acompanhamento do Ministério do Trabalho/SENAES

A parceria entre o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e a UFF, por meio da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão) teve início em 2012, a partir de Edital do MEC/PROEXT, e é um exemplo de que, embora algumas vezes, por limite de recursos orçamentários, o PROEXT deixe de apoiar propostas de relevância social, o Edital é utilizado pelos Ministérios para contemplar outras propostas, como o foi o caso da “Farmácia Viva” e o “Restaurante-Escola Solidário”, neste caso na linha de Economia Solidária.

A PROEX recebeu, nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, a visita do técnico da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Frederico C. de Moura Fé, para acompanhamento e avaliação do “Programa Fitoterápico Farmácia Viva e Restaurante-Escola Solidário”, formulado a partir das propostas mencionadas anteriormente e coordenado pela Profa. Thelma de Barros Machado, da Faculdade de Farmácia.

O representante do SENAES visitou laboratórios na Faculdade de Farmácia, acompanhado por representantes dos Projetos “Visitas Técnicas de Extensão” e “A UFF na Produção do Conhecimento: um desafio na mídia”, conheceu as estufas no Campus do Gragoatá e conversou com alunos e bolsistas de extensão da graduação. Participou, ainda, no dia 17, de reunião na Escola de Extensão (EXTUFF) com o seu diretor, Prof. Antonio Fernando Lyra da Silva e a substituta do Pró-Reitor de Extensão, Maria Lúcia Melo Teixeira de Souza, na oportunidade conheceu outras ações de extensão desenvolvidas pela UFF. Além da Profa. Thelma, o encontro contou, também, com a presença do Prof. Marcos Alexandre Teixeira, coordenador da Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, mostrando, mais uma vez, o sucesso da colaboração entre diferentes áreas da Universidade, neste caso, primordialmente, entre a Farmácia e a Engenharia, o que constitui um dos principais pilares da Extensão Universitária.

No dia 18 pela manhã, Carlos Frederico visitou a Cooperativa Univerde de Agricultores Familiares em Nova Iguaçu, onde realizam-se atividades do Programa. A tarde o representante do MTE reuniu-se novamente na Escola de Extensão com os professores Luís Henrique Abegão, Antonio Lyra e Thelma, para ouvir o relato sobre os encaminhamento dados em relação a proposta do Restaurante-Escola Solidário e conversarem sobre as possibilidades de novas propostas serem desenvolvidas com o MTE/SENAES. Ao final o técnico do MTE se mostrou muito satisfeito com o andamento do Programa e reafirmou a intenção do Ministério em manter parceria com a UFF.

Dados do informe

30/09/2015


Pular para o conteúdo