#ProexEmAção divulga o programa de extensão “Inclusão Social através do Esporte”, coordenado pelo professor Aurélio Pitanga Vianna.
As formas pelas quais a educação vem sendo abordada na sociedade brasileira têm variado historicamente, evidenciando a ideia de que a educação é um processo de socialização, ou seja, que integra os indivíduos no contexto social e, por essa razão, varia segundo o tempo e o meio. Embora supondo que a educação não apenas integra o indivíduo ao meio social, mas também lhe proporciona uma maior capacidade de autonomia, por isso mesmo é relevante mostrar que a educação sempre tem uma importância eminentemente social, ainda que essa questão assuma conotações diferentes através da história. A intenção aqui é de discutir a abordagem contemporânea dada à educação na sociedade brasileira, sobretudo às idéias de educação como promotora de competitividade e de cidadania social, mostrando, outrossim, como o esporte pode ser visto a partir desta concepção de educação e como está relacionado a certas transformações da sociedade brasileira, nas quais se incluem o processo de combate a exclusão social.
Neste sentido, o trabalho será desenvolvido diretamente com os alunos das escolas públicas e com as crianças com deficiência oportunizando a prática esportiva, oferecendo várias modalidades esportivas, para que tenham a chance de optar pela atividade que mais se identifiquem.