As Premiações Acadêmicas da Prograd colocarão em evidência estudantes de graduação, com o Prêmio Laurea Acadêmica, e professores, com o Prêmio Excelência em Docência
Na próxima terça-feira, dia 18 de dezembro, a Pró-Reitoria de Graduação realizará seu evento anual, intitulado “Premiações Acadêmicas” e revelará 111 talentos da graduação, por meio do Prêmio Laúrea Acadêmica, além de três destaques entre os professores da UFF, através do Prêmio Excelência em Docência.
Criado a partir da publicação da Resolução CUV nº 01/2009, que trata da criação dos Símbolos Heráldicos da UFF, o Prêmio Láurea Acadêmica tem por objetivo tornar público o Mérito Acadêmico nas diferentes formas em que possa se expressar, valorizando o Corpo Discente e reconhecendo a dedicação e o desempenho dos estudantes em prol das atividades acadêmicas. Esse título honroso contempla o estudante com o Coeficiente de Rendimento mais elevado – no mínimo 7,0 – que tenha se destacado durante o seu curso de graduação na UFF.
O Prêmio de Excelência em Docência, que, este ano, está em sua sétima edição, foi criado por iniciativa da Prograd em 2012, e tem como objetivo estimular e valorizar as ações no ensino de graduação por meio do reconhecimento dos docentes que a ele se dedicam.
As indicações ao Prêmio foram feitas, inicialmente, por Colegiados de Cursos de Graduação e analisadas por uma comissão no âmbito do Colegiado da Unidade Acadêmica a qual está vinculado o Departamento de lotação do docente. Coube à Prograd a designação de uma comissão para a apreciação das candidaturas apresentadas e concessão da premiação aos docentes com melhor avaliação.
As “Premiações Acadêmicas” de 2018 marcam o início da gestão do Reitor Antonio Claudio Lucas da Nobrega, do Vice Reitor Fabio Barboza Passos e da Pró-Reitora de graduação, Profª Alexandra Anastacio.
Segundo a Pró-Reitora, “A Láurea acadêmica e a Excelência em Docência são premiações que colocam o discente e o docente em um local de protagonismo na Universidade. Aprender e ensinar são peças fundamentais para os avanços na ciência, tecnologia, inovação e justiça social”.
O evento será realizado às 18h, no Auditório do Bloco P, no Campus do Gragoatá, em Niterói.