Com 122 premiados e aproximadamente 200 pessoas na cerimônia, o evento foi encerrado com uma atração surpresa
No dia 02 dezembro, a Prograd realizou as Premiações Acadêmicas 2019, que reuniu três honrarias, contemplando formandos, ex- alunos e docentes, com os seguintes prêmios: Laurea Acadêmica, Prata da Casa e Excelência em Docência.
A cerimônia teve início às 18h e as premiações foram entregues pelo Reitor, Profº Antonio Claudio da Nóbrega e pela Pró-Reitora de Graduação, Profª Alexandra Anastacio.
O evento contou com aproximadamente 200 pessoas, entre premiados e seus familiares e amigos.
Durante a abertura, o Reitor, em sua fala, evidenciou que a Universidade atualmente tem mais da metade de estudantes negros e pardos, vindos de famílias de até um salário mínimo e meio como renda per capita. Desta forma, a UFF contribui com o que fala o Artigo 3, da Constituição Federal: ” III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais” e, com isso, vem cumprindo o compromisso desafiador no papel de formadora de agentes de mudanças. “A UFF é um órgão transparente, um organismo vivo com defeitos a corrigir, mas não tem mérito maior que conquistar as coisas pelo trabalho. A universidade sintetiza soluções para a sociedade diariamente.”
A Pró-Reitora de Graduação complementou o discurso de abertura do evento com as seguintes palavras: “Celebrando a força da educação como uma ferramenta, de inclusão social através da universidade pública, 88% dos nossos cursos recebeu conceito MB, que significa Muito bom na avaliação do Enade. Desejamos força para continuar e perceber que estamos no caminho certo; pessoas que ingressam na universidade voltam modificadas para a sociedade.”
Dentre os professores premiados em Excelência em Docência, o Profº Humberto José Bortolossi, do Instituto de Matemática e Estatística, agradeceu ao Curso pelo incentivo e disse em seu discurso que o prêmio aumenta a responsabilidade na Licenciatura de Matemática, pois o curso forma os que serão futuros professores.
Além dele, foram também premiados Marcio Cataldi, da Escola de Engenharia e Rosane Santos Mauro Monnerat, do Instituto de Letras.
O Prata da Casa premiou três médicos e um graduado em Ciências Contábeis, porém com uma vasta experiência no Cinema. Allan Deberon, Direitor de Pacarrete e outros sucessos, não pode estar presente, mas enviou um vídeo que foi veiculado durante a cerimônia.
Os médicos Pedro Gemal Lanzieri, Bruno Afonso Lagoeiro Jorge e Eduardo Cardoso de Moura foram colegas de faculdade e criaram um aplicativo que é referência na área da Medicina.
“O “Bepmed” é uma plataforma digital com mais de 400 médicos cadastrados, que têm acesso a uma biblioteca enorme de conteúdos, que também funcionam offline. Os médicos deixam de ter a necessidade de terem diversos e pesados livros para consultas e passam a consultar através do seu smartphone”, explicou Bruno Lagoeiro.
Para Eduardo Moura, “A UFF fez parte muito significativa de apoio na nossa trajetória, tanto por parte dos professores, como dos colegas de turma. Era uma iniciativa considerada fora do padrão comum de projetos para a área médica. A inspiração do aplicativo se deu na vivência e na prática do estágio no Hospital Universitário Antonio Pedro.”
Dentre os laureados, Alcimara, graduanda de Odontologia em Nova Friburgo, disse: “Me senti honrada, é muito gratificante receber esta homenagem e ela serve de incentivo a outros alunos que ainda estão na graduação.” Elena, graduanda do curso de Cinema, complementou: “O prêmio é muito relevante pelo reconhecimento de todo um percurso junto à universidade e a todo corpo docente. É um reconhecimento de chegar a algum lugar. Estou agradecida!”
Pais e parentes presentes na cerimônia mostraram o orgulho de verem seus filhos homenageados, como Maria Alaíde, mãe de Vinícius, formando em Arquivologia: “Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Este é o terceiro diploma do Vinícius pela UFF, Graduação e Licenciatura em História e agora também bacharel em Arquivologia.”
Após a entrega das premiações o público presente foi surpreendido por uma apresentação musical na saída do auditório. A banda Fusion Sax Live, composta por estudantes, tocou para os convidados, em um show com saxofone e tambor colorido, diversos sucessos animados.
As fotos oficiais do evento podem ser acessadas aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1VX1Cr0yFplcMTKtfMDnY_7v9a7SRiDgp…