Informe

Professores lançam coletânea pela Eduff

A Coletânea Orações Relativas no Português Brasileiro: Diferentes Perspectivas será lançada pela Editora da UFF (Eduff), no dia 27 de novembro, às 18h30, no Auditório Ismael Coutinho, Campus do Gragoatá, Bloco C, sala 218, São Domingos, Niterói. A obra trata do crescente interesse de estudiosos sobre as orações relativas. Para alguns teóricos, essas expressões parecem refletir universais psicológicos e socioculturais que contribuem para o entendimento da natureza do pensamento humano e da interação social. 

Organizada por Edvaldo Balduino Bispo e Mariangela Rios de Oliveira, a coletânea busca reunir visões diferentes com o intuito de esclarecer os mecanismos que, em última instância, motivam os padrões oracionais que caracterizam o português no Brasil. Os artigos estão organizados em três partes, cada uma delas representando uma abordagem teórico-metodológica corrente na linguística desenvolvida no país: a formal, a variacionista e a funcional. 

Na primeira parte, são apresentados os principais modelos formulados, no âmbito da linguística gerativa, para descrever a estrutura sintática das orações relativas das línguas naturais, além de ser feita uma abordagem de um tipo especial de relativas, as chamadas relativas livres. 

A segunda parte, dedicada à abordagem variacionista, revisita trabalhos pioneiros sobre as relativas e descreve a variação e a mudança relacionadas à história dos textos, no emprego das orações relativas no português do Brasil, sob a ótica de dois paradigmas associados: o da sociolinguística e o de tradições discursivas. 

Por fim, na terceira parte são contempladas as motivações sociointeracionais e cognitivas da organização da oração relativa; a investigação sobre um tipo de ocorrência de orações relativas apositivas no português em uso, denominadas orações desgarradas, e a abordagem de orações adjetivas, refletindo sobre como isso interfere nas aulas de língua portuguesa no Brasil. 

Dados do informe

26/11/2012


Pular para o conteúdo