A professora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiza Santos Moreira Costa, acaba de publicar seu livro “Inclusão no curso médico: Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Deficiência”. Nele foi reunido todo o esforço empregado durante 11 anos pela professora e pelo ISC no desenvolvimento do tema da atenção integral à saúde das pessoas com deficiência na agenda de ensino, pesquisa e extensão na UFF.
De acordo com o livro, os tipos de deficiência são a física, a auditiva, a mental e a múltipla (associação de duas ou mais deficiências). A primeira parte do livro trata de temas como a acessibilidade e modelos de percepção da deficiência. Na segunda parte são apresentados exemplos de inclusão do assunto deficiência nos cursos médicos há cerca de duas décadas.
Já a terceira parte fala a respeito dos projetos de pesquisa e extensão acerca do tema da deficiência. A quarta e última parte apresenta o texto elaborado por três alunas de iniciação científica que trabalharam uma pesquisa sobre a inclusão da atenção integral à saúde das pessoas deficientes no currículo médico da UFF.
(Aline Bonifácio – ISC)