Informe

Professora da UFF recebe reconhecimento da Sociedade Real de Química

A professora Célia Ronconi, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Química e ao Departamento de Química Inorgânica da UFF, acaba de ser nomeada com o título de “Fellow” da Sociedade Real de Química (Royal Society of Chemistry – RSC), a mais antiga sociedade de Química do mundo. Com sede no Reino Unido, a organização tem como objetivo incentivar as ciências químicas, apoiando a investigação científica, publicando revistas científicas e livros sobre ciências químicas e disponibilizando bases de dados à comunidade científica mundial.

Para alcançar o status de “fellow” da RSC, o profissional precisa ter uma contribuição notável para o avanço das ciências químicas. Sua pesquisa envolve o desenvolvimento de nanomateriais para aplicações médicas, como nanomáquinas para o tratamento do câncer, nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para o diagnóstico de vírus e nanofolhas de grafeno para tratamento de leishmaniose cutânea e câncer de pele, além de desenvolver materiais nanoporosos para captura e separação de CO2.

“Minha nomeação como fellow da RSC provavelmente se deve ao impacto significativo da pesquisa no campo da química supramolecular e nanotecnologia, especialmente pela criação de abordagens inovadoras para o tratamento de doenças e remediação ambiental”, afirma a pesquisadora.

Célia explica que a UFF desempenhou um papel fundamental em sua trajetória, fornecendo a infraestrutura e o ambiente acadêmico necessários para o desenvolvimento das pesquisas, apoiando a criação do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia e dos Laboratórios Multiusuários, fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.

Além dessa conquista, a professora Célia Ronconi, que coordena o projeto “Óxido de Grafeno Reduzido como Sistemas Veiculadores de Fármacos para o Tratamento de Câncer de Pele e da Leishmaniose Cutânea”, também foi convidada para compor a Delegação Brasileira na Missão Técnica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Materiais Avançados, Nanotecnologia e Grafeno, entre os dias 16 e 25 de abril de 2024, em Singapura e Manchester-Reino Unido.

Essa missão técnica da qual Célia faz parte tem como objetivos fortalecer os laços de cooperação internacional com países tecnologicamente avançados nas áreas de nanotecnologia, materiais avançados e grafeno; conhecer os principais avanços tecnológicos e iniciativas de ciência e tecnologia e inovação no Reino Unido e em Singapura, nas áreas, bem como apresentar os principais programas, projetos e instituições brasileiras de ciência, tecnologia e inovação que atuam nessas vertentes de pesquisa, com foco em discutir estratégias e iniciativas eficazes para atrair e engajar o setor privado para transformar, ampliar e comercializar o conhecimento científico.

Além disso, a iniciativa também busca sinergias em áreas de interesse comum e amplia as redes de cooperação com o Reino Unido e Singapura nas áreas de nanotecnologia, materiais avançados e grafeno, funcionando como um catalisador para a execução dos projetos em andamento do Programa InovaGrafeno-MCTI, SisNANO, INCTs e outros. “Sinto-me honrada, esse tipo de reconhecimento para mim é como uma validação do impacto e da importância das contribuições científicas de meu grupo de pesquisa para a comunidade global”, conclui.

Dados do informe

19/04/2024


Pular para o conteúdo