Informe

Professora da UFF integra grupo de trabalho na Advocacia-Geral da União

A professora Flavia Rios, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS),  foi convidada pela Advocacia-Geral  da União (AGU) para integrar um Grupo de Trabalho composto pela comunidade acadêmica e científica, cujo objetivo é a regulamentação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, nova unidade da AGU prevista no decreto de reestruturação da instituição que entra em vigor no dia 24 de janeiro de 2023.

A Advocacia-Geral da União é um órgão federal que há quase três décadas tem contribuído para a sustentação do regime democrático no Brasil. “Diante dos últimos acontecimentos políticos que choraram o mundo, com a tentativa de golpe de estado, depredação física das instituições dos três poderes, a AGU tem tido papel firme em garantir as condições para a responsabilização dos agentes terroristas, dos agentes públicos que lhes deram apoio e dos financiadores dos atos antidemocráticos. Com isso, a AGU cumpre assertivamente, mais uma vez, com a defesa do Estado Democrático de Direito”, ressalta a professora.

Flavia é pesquisadora do Negra/UFF e do Afro/Cebrap, coordena os projetos “PDPA/GIRA_Igualdade Racial em Niterói (2021-2023)” e “Origens e Destinos (CNPq 2021-2024)”. É coautora do livro “Lélia Gonzalez” (Summus, 2010) e coorganizadora dos livros “Negros nas Cidades Brasileiras” (Intermeios, 2018), “Por um feminismo Afro-latino-americano” (Zahar, 2020) e “Raça & Estado” (Eduerj, 2022). Além disso, foi colunista da área de política da Revista Piauí.

“Nesse momento histórico de reconstrução democrática do Brasil, é muito importante a participação da comunidade acadêmica e dos cientistas na reestruturação da AGU. A UFF é uma das maiores universidades do país e sabemos que as pesquisas que produzimos no âmbito das ciências sociais fluminenses serão fundamentais para dar subsídios concretos para o desenvolvimento de uma nova unidade na Advocacia-Geral da União. Estou honrada por compartilhar essa equipe de trabalho diversa e comprometida com a democracia brasileira”, conclui Flavia Rios.

Dados do informe

25/01/2023


Pular para o conteúdo