Informe

Professora da UFF é nomeada membro pleno da sociedade científica Sigma Xi

A professora Luana da Silva Magalhães Forezi, vinculada ao Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense, foi nomeada membro pleno da Sigma Xi, “The Scientific Research Honor Society”, uma das mais antigas e prestigiadas sociedades científicas do mundo. Fundada em 1886 na Universidade de Cornell, Estados Unidos, a Sigma Xi tem como objetivo recompensar a excelência na investigação científica e encorajar o companheirismo e a cooperação entre cientistas em todas as áreas.

A organização não tem fins lucrativos e participa da integração de diversas áreas do conhecimento, principalmente na divulgação científica, por meio da revista “American Scientist”. A Sigma Xi também capta recursos para financiamento de projetos, com um foco especial em jovens pesquisadores, além de patrocinar programas de apoio à ética em pesquisa, ensino de ciências e engenharia, e cooperação internacional.

“Fiquei extremamente grata pelo reconhecimento do meu trabalho e das minhas contribuições. Isso reforçou meu compromisso em continuar buscando excelência na pesquisa e na promoção da ciência.”, conta a professora.

Como coordenadora do Laboratório de Síntese Orgânica Aplicada (LabSOA) no Instituto de Química da UFF, Luana Forenzi lidera uma equipe dedicada à pesquisa em Síntese Orgânica, com aplicações práticas nas áreas de Química Medicinal e Química de Materiais. A equipe está, atualmente, envolvida em diversos projetos de extensão com foco em inclusão e diversidade na comunidade científica, como o programa “Mulheres e Meninas na Ciência”, da Fiocruz.

Para Luana, a sua nomeação representa uma grande responsabilidade, principalmente enquanto mulher e cientista em um país como o Brasil.

“Um ponto de extrema importância para mim é destacar o papel das mulheres cientistas, evidenciando o Brasil como um país onde elas têm presença significativa. Espero abrir caminhos para que outras pesquisadoras brasileiras se sintam empoderadas a mostrar os avanços e contribuições feitas por mulheres em nosso país”, destaca.

Após a nomeação, Luana explica que planeja estabelecer metas mais ambiciosas, ampliando o escopo de seu trabalho, e também orientar estudantes e pesquisadores jovens para a formação da próxima geração de cientistas.

Pular para o conteúdo