Informe

Professor da UFF toma posse como presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia

Em janeiro, o professor Luis Antonio Diego, da Faculdade de Medicina da UFF, tomou posse na presidência da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) por conta de sua trajetória profissional como anestesiologista e sua contribuição em diversos projetos na área. A cerimônia ocorreu no auditório do Edifício Le Monde Office, localizado no Rio de Janeiro.

Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia é uma instituição com reconhecimento nacional na área médica. Segundo Diego, em seu discurso de posse, “a SBA se sobressai devido à valorosa colaboração de todos os seus setores e excelência de seus produtos, como os Centros de Ensino e Treinamento, o Brazilian Journal of Anesthesiology, o curso de Suporte Avançado de Vida em Anestesiologia, o Congresso Brasileiro de Anestesiologia e o Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão em Saúde, as jornadas regionais itinerantes pelo Brasil, entre outros”, ressalta.

Luis é médico e professor associado do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada (MCG) da Faculdade de Medicina da UFF, com ênfase em Anestesia para Cirurgia Vascular e Gestão Hospitalar, atuando principalmente nas áreas de anestesiologia e qualidade e segurança do paciente. Na graduação, ministra as disciplinas de Medicina Integral do Adulto e do Idoso III e Trabalho de Campo Supervisionado IV e, na Especialização em Anestesiologia, é o responsável pela disciplina de Segurança do Paciente.

Desde 2010, o docente vem contribuindo na tríade ensino, pesquisa e extensão dentro da Faculdade de Medicina da UFF com diversos projetos, além de atualmente ser membro do Conselho Universitário. “Nossa universidade tem a tradição de se relacionar com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia e eu sou o terceiro professor que é presidente da instituição. Atualmente, mantemos uma parceria num projeto de extensão que envolve o corpo discente e a comunidade, o Salve uma Vida UFF-SBA, que tem como proposta divulgar o protocolo universal de suporte básico de vida à população em geral”, explica.

Além disso, o professor ressalta que o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) possui um Centro de Ensino e Treinamento em parceria com a SBA e forma anualmente diversos especialistas. “É uma relação muito profícua e colabora sobremaneira para que o país tenha cada vez mais anestesiologistas bem formados. A SBA tem a outorga da Associação Médica Brasileira (AMB) para realizar as provas de certificação em um convênio com o Conselho Federal de Medicina (CFM), permitindo que o médico, após 3 anos de treinamento conjunto na UFF/SBA, possa obter o Registo de Qualificação de Especialista em Anestesiologia”, conclui.

Dados do informe

25/01/2024

,
Pular para o conteúdo