O professor Antonio Braga, da Faculdade de Medicina da UFF, foi agraciado com o Prêmio Academia Nacional de Medicina/2022 – Área de Cirurgia, principal premiação da Academia Nacional de Medicina (ANM). A ANM é a mais antiga instituição científica brasileira, fundada em 1829, e congrega os mais importantes médicos do Brasil.
O trabalho premiado se intitula “Qual o melhor esquema quimioterápico para tratar neoplasia trofoblástica gestacional com escore de risco OMS/FIGO 5 ou 6? Estudo multicêntrico internacional” e teve como principal mérito a identificação de fatores que influenciam para uma melhor escolha do tratamento com quimioterapia de pacientes grávidas com neoplasia trofoblástica gestacional (NTG).
Antonio Braga, professor da graduação e pós-graduação na área de Obstetrícia, possui pós-doutorado na Harvard Medical School (2010) e no Imperial College of London (2012), além de coordenar atualmente a Linha de Cuidado da Mulher com Doença Trofoblástica Gestacional na Maternidade Escola da UFRJ e no Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap).