Informe

Professor da UFF participa da rede de combustíveis sustentáveis para aviação

O professor Thiago de Melo Lima, vinculado ao Departamento de Química Inorgânica da UFF, recebeu um convite da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para participar da Rede Conexão SAF, cujo lançamento ocorreu em Brasília, no último dia 06 de junho. Na ocasião, estavam presentes membros do setor de aviação, membros da academia e de outros segmentos da sociedade.

A Conexão SAF tem como objetivo congregar atores públicos e privados para a identificação e elaboração de propostas e soluções que permitam ao setor de aviação brasileiro realizar a sua descarbonização por meio do uso de combustíveis sustentáveis da aviação – mais conhecidos como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuels). Nesse contexto, o papel de Thiago será atuar na parte de pesquisa e desenvolvimento, estudando rotas de obtenção desses combustíveis. “Estou muito confiante e contente, pois aliado a esforços de outros setores da aviação, poderemos chegar a uma redução significativa das emissões de CO2 e colocarmos o país nesta importante pauta já mundialmente estudada. A interação com os diferentes segmentos nos permitirá o aprimoramento das pesquisas atualmente desenvolvidas no Grupo de Catálise e Valorização da Biomassa e no Laboratório de Reatores, Cinética e Catálise da UFF, com diálogo constante e, principalmente, aprendizado constante com todos os integrantes da Conexão”, ressalta.

A pesquisa que Thiago desenvolve na UFF, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), está relacionada ao estudo e desenvolvimento de biocombustíveis de aviação a partir de biomassa oriunda de resíduos urbanos. “O campo da aviação depende enormemente de petróleo para a produção dos combustíveis (querosene de aviação ou QAV) e as projeções demonstram que, no futuro, a demanda por estes combustíveis irá superar a capacidade de suprimento. Além disso, é importante mencionar a quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos pelo atual QAV, contribuindo ainda mais para as mudanças climáticas. Assim, torna-se necessário o estudo de fontes renováveis para atuarem como matéria-prima para produção de biocombustíveis de aviação (SAFs)”, explica.

Segundo o professor, a biomassa lignocelulósica, em especial resíduos urbanos como a gigoga ou aguapé (um grande problema ambiental no Rio de Janeiro), e outros resíduos vegetais, são promissores para serem convertidos em moléculas similares aos SAFs, com propriedades que se assemelham aos combustíveis de aviação que são atualmente obtidos a partir do petróleo.

A participação de um professor da UFF na Conexão SAF promove a interação direta entre diferentes setores da aviação civil brasileira que estão comprometidos com o processo de descarbonização energética e que atuarão conjuntamente para alcançar um futuro mais sustentável. “Além disso, é importante ressaltar o papel de disseminação de conhecimento para a sociedade em geral, por meio de atividades de extensão e de formação de recursos humanos especializados em temáticas de desenvolvimento de biocombustíveis para a aviação e para outras aplicações”, conclui Thiago.

Dados do informe

25/06/2024

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