No último dia 26 de janeiro, em meio às festividades do Ano Novo Chinês, ocorreu a solenidade de entrega da medalha da Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-China, no Congresso Nacional, em Brasília. A medalha simboliza a amizade entre o Brasil e a China e um dos agraciados foi o professor Evandro Menezes de Carvalho, que possui uma vasta experiência em Direito Internacional e na relação Brasil-China.
Suas pesquisas, que completam 10 anos em 2023, estão relacionadas à governança da China, sua cultura jurídico-política e sua diplomacia. “Em 2013, com o apoio da UFF e, em especial, dos meus colegas do Departamento de Direito Público e da Faculdade de Direito, pude desenvolver pesquisas com o apoio de uma bolsa do governo chinês na categoria Senior Scholar. Estive na faculdade de direito da Universidade de Shanghai de Finanças e Economia e, em seguida, fui convidado para ser “Foreign Senior Expert” no Centro BRICS da Universidade Fudan”, ressalta o professor.
Um dos frutos de seu trabalho na China foi ter incluído a UFF na Liga de Universidades dos Países BRICS, uma iniciativa que nasceu no Centro BRICS da Universidade Fudan. Por conta desta relação, vários alunos da UFF obtiveram bolsa de estudos para participarem do Curso de Verão sobre BRICS da universidade chinesa.
Além disso, Evandro, que também é editor-chefe da revista China Hoje, foi um dos fundadores da Rede Brasileira de Estudos sobre China (RBChina) e, em 2021, organizou pela UFF, em parceria com a UFRJ, o Encontro Nacional da RBChina. “A China é um país de extrema importância para o Brasil por ser o nosso maior parceiro comercial há mais de uma década, sendo um dos nossos maiores investidores e uma parceria estratégica global, no BRICS e no Novo Banco de Desenvolvimento, além de ser a segunda maior economia do mundo e um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Há razões de sobra para persistirmos no estudo e no diálogo com a China e este prêmio é um reconhecimento dos meus esforços pessoais acadêmicos para manter esta relação ativa e mais sofisticada do ponto de vista do conhecimento”, explica.
Na ocasião, também foram premiados o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, os governadores Jorginho Melo, de Santa Catarina e Wilson Lima, do Amazonas, e o Presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Luiz Augusto de Castro Neves, dentre outras personalidades.