O professor Mario Augusto Ronconi, vinculado à Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, acaba de ser eleito como membro titular da Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (AMVERJ), ocupando a cadeira de número 36.
A AMVERJ foi criada em 11 de julho de 2003 e é uma entidade civil, técnico-científica e sociocultural. Suas finalidades são homenagear os médicos veterinários que contribuem para o progresso da ciência e da cultura, servindo de exemplo aos jovens profissionais, cultivando o estudo dos princípios, fundamentos e sistemas de moral, da história e da ciência da medicina veterinária com o foco em projetar e difundir a importância política e socioeconômica de seus integrantes.
A outorga de Mario Augusto Ronconi como acadêmico titular se deve à sua vasta experiência na área da Medicina Veterinária. Atualmente, Ronconi é professor associado da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, tendo cursado graduação, mestrado e doutorado na instituição. Sua atuação está voltada para as áreas de Radiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica e Clínica de Pequenos Animais Domésticos. Também atuou como chefe do Departamento de Patologia Clínica da UFF, coordenador da Policlínica VET-UFF e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade. Além da sua contribuição para a área acadêmica, o professor também já atuou como chefe do Gabinete do Reitor e é o atual superintendente de Operações e Manutenção da UFF.
Em sua fala de agradecimento, Ronconi ressalta a importância da Medicina Veterinária para a sociedade, citando pesquisas que foram conduzidas em suínos e equinos e, posteriormente, tiveram impacto na saúde humana, inclusive no combate à Covid-19. “É um enorme prazer estar aqui após 40 anos de formado, ao lado de tantas pessoas ilustres. Temos uma missão muito grande, de salvar a humanidade. O mundo depende de nós, veterinários. Gostaria de agradecer e dedicar esta minha honraria a Deoclécio Bezerra Brito, que é o responsável por eu estar aqui hoje. Muito obrigado, mestre!”, conclui.