Membros da Pró-Reitoria de Extensão da UFF tiveram artigo publicado no livro “A importância da difusão das línguas portuguesas e chinesas para a colaboração acadêmica no ensino superior e promoção do turismo”. O artigo intitulado Perspectivas da Internacionalização da Extensão Universitária, a partir das Visitas Técnicas da Universidade Federal Fluminense às Universidades Chinesas, Argentinas, Portuguesas e Italianas foi apresentado no XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – Aulp, realizado em Macau, China, em 2014. A publicação foi editada e organizada pela própria Aulp.
O artigo resulta da experiência de ações extensionistas no âmbito da Internacionalização da Extensão Universitária, ao realizar visitas técnicas no exterior e participar de congressos internacionais, os quais possibilitaram a criação de convênios e programas de intercâmbio acadêmico-científico com instituições estrangeiras de ensino superior. Nesse sentido, a UFF vem cumprindo o estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, que preconiza “Consolidar as atividades de Cooperação Internacional” como uma das estratégias prioritárias para concentração dos esforços institucionais. E, ainda, vem atendendo à Política Nacional de Extensão Universitária/2012 preconizada pelo Fórum Nacional das Universidades Públicas Brasileiras – Forproex.
As primeiras atividades realizadas na esfera internacional pela Proex são derivadas, num primeiro contato, de visitas técnicas, que são importantes instrumentos capazes de estabelecer possibilidades efetivas de criação de um ambiente multicultural, de igualdade e de respeito entre as nações, assim como de formação de profissionais e pesquisadores voltados para o seu desenvolvimento econômico, social, cultural e político.