A Pró-Reitoria de Extensão promoveu, em 16 de setembro, mais um evento na área de Biossegurança. Desta vez, no Instituto de Humanidades e Saúde (IHS), no campus de Rio das Ostras (RJ), com o intuito de fortalecer a Extensão nos campi fora da sede. O Simpósio foi coordenado pela Profª. Sandra Maria do Amaral Chaves e realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), com a Fundação Oswaldo da Cruz (Fiocruz) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Contou também com a colaboração do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Nupem).
As inscrições superaram as expectativas e atingiram 148 participantes. Além dos docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFF, participaram trabalhadores da saúde dos municípios de Araruama, Teresópolis, Rio das Ostras, dentre outros. Integrantes da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Faculdade de Veterinária da UFF também estavam presentes.
A realização do Simpósio marca a importância da continuidade da parceria entre a UFF e a Fiocruz para a execução de ações extensionistas no campo da Biossegurança. O evento também foi uma oportunidade para estimular a articulação da Comissão Interna de Biossegurança/Campus Rio das Ostras com a Comissão Interna da Biossegurança da UFF.
Segundo a coordenadora do Simpósio, Profª. Sandra Chaves, o evento possibilitou realizar um levantamento dos temas mais importantes no campo da biossegurança para a região de Rio das Ostras. Isso permitirá a UFF oferecer cursos de extensão (capacitação) para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, principalmente, na área de Saúde.
Uma das propostas surgidas ao final do evento foi a articulação entre as diversas instituições presentes, visando à realização de um próximo encontro em âmbito regional. A diretora do Instituto de Humanidades e Saúde da UFF, Profª. Adriana Russi, destacou a relevância do Simpósio e afirmou que o IHS está comprometido com o apoio às iniciativas no campo da biossegurança. Os alunos participaram ativamente de todo o processo de organização do evento.