A Universidade Federal Fluminense, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão, divulga o relatório sobre o “48° Encontro Forproex Sudeste”. O documento foi escrito pelo diretor da Escola de Extensão, professor Antonio Fernando Lyra da Silva.
O evento ocorreu em Belo Horizonte, na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e contou com mesas de debate, palestras e apresentações culturais que reforçaram a importância da Extensão Universitária e seu desenvolvimento. O Encontro reuniu os Pró-Reitores de Extensão, professores e servidores de universidades públicas da região Sudeste, com representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da UFMG, da UEMG, da Cefet-MG, da Universidade Estadual de Monte Carlos (Unimontes), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A Universidade Federal Fluminense foi representada pelos professores Antonio Fernando Lyra da Silva e Vítor Francisco Cadorin, que reafirmaram o interesse da Pró-Reitoria de Extensão em integrar o próximo Corredor Cultural. O projeto tem como objetivo circular a produção cultural das Instituições de Ensino Superior participantes entre as mesmas, funcionando como um intercâmbio de conhecimentos.
A programação do 48° Encontro Forproex Sudeste foi estruturada com o intuito de que o Encontro fosse um espaço propício para reflexão e compartilhamento de experiências, o que possibilitou um debate sobre o papel da Extensão Universitária no contexto político e econômico atual. Segundo a Pró-Reitora de Extensão da UFMG, professora Benigna Maria de Oliveira, “esta edição teve como pauta a reflexão sobre os desafios e perspectivas da extensão universitária no atual momento do país”.