#ProexEmAção parabeniza O Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) que completou, no dia 15 de janeiro, 70 anos de atividades em prol da saúde pública do município de Niterói e do estado do Rio de Janeiro, e voltadas para o desenvolvimento científico não apenas da Universidade Federal Fluminense, mas de toda a sociedade enquanto estabelecimento hospitalar de referência. Localizado na região central de Niterói, na rua Marquês do Paraná, o HUAP conta hoje com cerca de dois mil profissionais das mais diversas áreas de atuação, entre professores e servidores da UFF, residentes, terceirizados e empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Hospital é a maior e mais complexa unidade de saúde do município, e atende à população da Região Metropolitana II do estado, que abrange, além de Niterói, os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá, Rio Bonito e Silva Jardim.
No Hospital Universitário Antonio Pedro são desenvolvidas ações nos três eixos de atuação do ensino público superior: o Ensino (na formação profissional dos discentes e residentes da área da saúde, sobretudo), a Pesquisa (pesquisas clínicas dos programas de pós-graduação e desenvolvimento científico e tecnológico da área) e a Extensão. No que se refere a esta última, diversos programas e projetos de Extensão foram desenvolvidos
no HUAP desde sua incorporação à UFF no início dos anos 1960, tendo como público alvo tanto os pacientes e a população que faz uso dos serviços clínicos e hospitalares do HUAP quanto os próprios profissionais de saúde atuantes nas unidades do Hospital. Essas ações extensionistas, devidamente aprovadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e cadastradas no SIGProj, são de caráter acadêmico e multidisciplinar, com orientação de professores extensionistas da UFF e atuação de discentes e técnicos da Universidade, bem como de funcionários terceirizados e demais voluntários. As ações de Extensão desenvolvidas no HUAP são voltadas para o autocuidado do profissional de saúde, à prevenção do tabagismo, ao aleitamento materno (com o Banco de Leite Humano), à prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, para atividades com pacientes de terceira idade, à assistência toxicológica clínica, para ações educativas sobre amamentação, para a saúde e o autocuidado da mulher, para a gestão de qualidade na enfermagem, ações de prevenção à tuberculose hospitalar, e ações de combate à violência contra a criança e o adolescente, além de muitas outras áreas de atuação. O Hospital Universitário Antonio Pedro é, portanto, de fundamental relevância para o fazer extensionista da UFF, conforme aponta o Prof. Cresus Vinicius Depes de Gouvêa, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal Fluminense: “O HUAP É uma unidade hospitalar de referência com grande importância para a UFF e para a PROEX, pois muitos são os programas e projetos extensionistas desenvolvidos no Hospital que beneficiam a comunidade de Niterói e os municípios do seu entorno, fortalecendo e consolidando a relação Universidade/Sociedade por meio da Extensão”. O Prof. Cresus lembrou ainda a tragédia histórica do incêndio do Gran Circo Norte-Americano, ocorrido em dezembro de 1961, em Niterói, que deixou 503 mortos e mais de 800 pessoas feridas. Na ocasião, o Hospital Universitário Antonio Pedro foi de atuação imprescindível no atendimento às vítimas. “Tenho uma relação muito forte com o HUAP, pois convivo com seus profissionais desde 1960. Vi o HUAP trabalhando intensamente no auxílio à população durante o incêndio do circo em 1961, que foi um episódio terrível. O Hospital Universitário Antonio Pedro é parte inconteste da história não só da UFF, mas da história da cidade de Niterói, e merece todas as congratulações neste seu aniversário de 70 anos”, concluiu o Pró-Reitor.