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Proex divulga o projeto Parasitologia Tátil

#ProexEmAção divulga o projeto Parasitologia Tátil coordenado pela professora Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos (danuzamattos@id.uff.br) foi contemplado pelo Edital FOEXT – 2022. O projeto Parasitologia Tátil teve início com a produção de um kit didático para educação inclusiva, sendo desenvolvido para atender uma demanda educacional importante, a qual visa integrar alunos com diferentes tipos de deficiência visual (baixa visão, daltonismo ou cegueira) no dia a dia da sala de aula. Foram produzidos modelos tridimensionais de protozoários e helmintos em biscuit e esquemas de campos microscópicos em relevo utilizando papel opaline e materiais como EVA e tinta 3D. Para otimizar o processo de aprendizagem de alunos com baixa visão, foram produzidas peças com cores diferentes e maior contraste, evitando também as combinações que pudessem ser confundidas pelos portadores de daltonismo. Com o desenvolvimento do projeto observamos que a ação envolvia muito mais que um produto pronto para aplicação. As oficinas surgiram como espaço de troca de saberes e debate sobre educação inclusiva, processos de produção de recursos didáticos e cultura colaborativa. Desta maneira, as oficinas Parasitologia Tátil são ações que envolvem educadores e buscam promover trocas de vivências e o compartilhamento de experiências sobre os processos de criação de recursos educacionais inclusivos, formando redes de trocas de saberes para construção, aprimoramento e multiplicação das ações de educação inclusiva. Há também um formato de oficina voltado aos alunos do ensino fundamental, onde os temas da Parasitologia e da saúde são abordados com material inclusivo, chamando a atenção dos estudantes para a importância da acessibilidade e da construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva. Atualmente, as oficinas integram também o projeto PDPA iNova Niterói. 

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