#ProexEmAção divulga o projeto de extensão Saúde única no PARNIT, coordenado pela professora Aline Moreira de Souza – UFF.
Segundo a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), a estratégia global para promover a saúde pública visa reduzir os riscos e os impactos de doenças emergentes no ecossistema
homem-animal, principalmente através de políticas de vigilância de doenças animais, sendo eficaz e eficiente para proteger seres humanos. Aproximadamente 75% das doenças infecciosas emergentes são zoonoses, muitas transmitidas por vetorese associadas a animais domésticos e silvestres. Considerando esses aspectos, leishmaniose, dirofilariose, borreliose, babesiose, erliquiose, anaplasmose, bartonelose, esporotricose e sarna são doenças infecciosas e parasitárias, em sua maioria zoonoses e requerem diagnóstico situacional em cães, gatos e animais silvestres que tem convívio muito próximo a seres humanos que habitam o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT). Deficiência no serviço de saneamento e acúmulo de lixo, aumentam a presença de vetores e as chances da ocorrencia destas doenças. Além disso, existe o desafio de minimizar o impacto da presença de animais domésticos ao meio ambiente e à saúde humana dentro de Unidades de Conservação (UC), sendo a esterilização uma das medidas aplicadas com êxito. O objetivo deste projeto é apoiar as ações do projeto Saúde única no PARNIT, para possibilitar o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias em cães e gatos que habitam essa Unidade de conservação do Município de Niterói, além do controle populacional desses animais, associando educação em saúde, ambiental e de posse responsável, valorizando a saúde humana, animal e do meio ambiente.
Para mais informações: alinems@id.uff.br
Este projeto de extenso foi contemplado com o edital do FOEXT/2021.