#ProexEmAção divulga o projeto de extensão Sarau da Caixa d’Água em tempos de Quarentena coordenado pela professora Christina Gaspar Villela do Instituto Biomédico – UFF. A pandemia do novo coronavírus-COVID-19 veio como um tiro certeiro para nos fazer repensar hábitos, valores e prioridades. Vivemos o inédito ‘distanciamento social’,
como uma das medidas de enfrentamento à pandemia. Uma das grandes transformações advindas com o COVID-19 foi o crescimento das ‘Lives’ pelas redes sociais.
‘Live’ é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na internet. O Instagram, por exemplo, possui uma ferramenta que permite ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em tempo real para os seguidores, o que também é possível por outros aplicativos, como Youtube, Twitter etc. Muitos artistas têm optado pelas ‘Lives’ para entreter os brasileiros em quarentena. A coordenação do curso de graduação em Biomedicina vivencia o problema, na certeza de que esta fase passará, e de que seus alunos precisam ser acolhidos neste momento sem precedentes. Muitos, assustados com o isolamento social, vivenciam ainda fragilidades de cunho social e econômico. A vida segue e enfrentando esta batalha invisível, surgiu a ideia de resgatar o Sarau da Caixa d’Água. O Projeto ‘Sarau da Caixa d’água’ surgiu durante as comemorações do Jubileu dos 80 anos do Instituto Biomédico, em 2018. Durante o Sarau, alunos com aptidão musical se apresentaram às quartas-feiras, durante o intervalo do almoço, na cisterna do Instituto Biomédico, caixa d’água para os íntimos. O Sarau da Caixa d’Água em tempos de Quarentena pretende trazer a descontração do sarau, mas adaptado ao formato “Live”, utilizando o Instagram da coordenação de curso, como ferramenta de bem-estar aos graduandos de Biomedicina.
SigProj nº354190.1927.126252.20042020