Informe

PROEX divulga o projeto de extensão "Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil: cuidado, alteridade e processos de subjetivação"

#ProexEmAção informa que o projeto de extensão “Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil: cuidado, alteridade e processos de subjetivação” coordenado pelo professor Stephan Malta Oliveira da Faculdade de Medicina – UFF . A ação extensionista é realizado de forma contínua no Campus do Mequinho. O ambulatório se fundamenta na perspectiva da Clínica Ampliada, a qual compreende o ser humano em sua integralidade, ou seja, em suas mútliplas dimensões – biológica, psicológica e cultural. A Clínica Ampliada possibilita a articulação entre diferentes enfoques teóricos, além de se opor à clínica biomédica tradicional, de caráter estritamente curativo e normalizador. Os principais referenciais utilizados são o existencialismo e a esquizoanálise. No existencialismo, o enfoque se dá na valorização dos encontros autênticos e no reconhecimento da alteridade em sua unicidade, levando a uma existência preenchida de sentido. A esquizoanálise enfoca os diferentes campos de forças que atravessam o espaço clínico – forças políticas, econômicas, sociais, desejantes, etc – as quais são constitutivas dos processos de subjetivação. O Projeto se subdivide em 3 sub-projetos: Projeto VIDA, voltado para o cuidado a crianças e adolescentes que apresentam quadro de autolesões não suicida ou comportamento suicida; Projeto ACOLHER, voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes com sintomatologia psicótica; e Projeto DESMEDICALIZAR, voltado para a redução e/ou retirada racional e criteriosa de psicofármacos em crianças e adolescentes com Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiador-opositivo e transtorno do espectro autista, no âmbito da prevenção quaternária, complementando tal abordagem com intervenções psicossociais. O Projeto inclui ainda um Grupo de Estudos e conta com a participação de alunos, estagiários das diversas áreas da saúde, promovendo a interdisciplinaridade bem como a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Trata-se de um projeto de caráter permanente que vem prestando assistência psiquiátrica e de saúde mental a dezenas de crianças e adolescentes, sobretudo, àqueles menos favorecidos do ponto de vista sócio-econômico. A participação dos alunos, estagiários e bolsistas é fundamental para a continuidade do projeto, além de possibilitar a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O projeto vem contribuindo de maneira significativa para enriquecer a formação do aluno de medicina e de outras áreas da saúde, sobretudo no que diz respeito à assimilação de noções como integralidade do cuidado, empatia, visão crítica acerca da psicofarmacoterapia na infância e adolescência, interdisciplinaridade, todos aspectos tão caros à Clínica no âmbito da assistência pública. Além disto, os alunos têm a oportunidade de participarem dos atendimentos individuais, do Grupo de Estudos e das reuniões periódicas sobre o andamento do projeto e discussão dos casos.

Para mais informação:
Av. Jansen de Melo, 174 – Centro, Niterói
Telefone: (21) 2629-9608

Dados do informe

07/06/2021

, , ,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo