Informe

PROEX divulga o projeto A Engenharia Elétrica e as Tecnologias Assistivas

O número de pessoas com deficiências físicas, embora não seja percentualmente significativo em relação ao restante da população, se traduz em efeitos significativos não somente entre os próprios deficientes, mas também na própria sociedade. Ao longo das últimas décadas constata-se a oferta de diversos produtos que contribuem com a melhora na qualidade de vida das pessoas com deficiência. Contudo, no Brasil, a maior parte da tecnologia envolvida com esses produtos tem origem estrangeira, o que explica, de alguma forma, os seus altos preços no mercado nacional.

Desta forma, o intuito do projeto “A Engenharia Elétrica e as tecnologias Assistivas” é permitir que os alunos do curso de Engenharia Elétrica, principalmente, tenham contato com o universo das pessoas com deficiências, de tal forma que percebam que os conhecimentos adquiridos na Universidade encontram aplicação na melhoria de qualidade de vida dessas pessoas, ao mesmo tempo em que considerem as possibilidades de empreendedorismo nesta área, assim como também as possibilidades de atenção que a própria Universidade poderia proporcionar aos indivíduos com necessidades especiais.

Neste primeiro ano do projeto, propõe-se que os alunos participem de um levantamento de dados tomando como base os diversos entornos de convivência dos mesmos, como por exemplo suas próprias casas e vizinhanças. Na sequência, deverão ser apresentadas propostas factíveis para atender à população com deficiências.

Poderão participar alunos interessados das áreas de saúde, engenharia elétrica, engenharia mecânica, design, entre outras correlatas.

 

Laboratório LEPAC, sala 237 A, Bloco D da Escola de Engenharia

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