Informe

Proex divulga o lançamento do edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA)

Pró-Reitoria de Extensão – UFF
Publicado por Daniela Dutra
· 14 h ·

#ProexEmAção divulga o lançamento do edital do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), criado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói, a UFF e a Fundação Euclides da Cunha (FEC). O objetivo do programa é selecionar projetos que proponham SOLUÇÕES PRÁTICAS para os DESAFIOS ENFRENTADOS pela cidade de NITERÓI; a Prefeitura da cidade prevê investimentos de R$ 25 milhões de reais para PESQUISA E EXTENSÃO.

As inscrição estão abertas, e as propostas devem ser enviadas até 27 de MARÇO.
– Edital: https://somosfec.org.br/arquivos/projetos_aplicados/edital/Edital_Projet…
– Site PDPA: https://somosfec.org.br/projetos-aplicados/
– Facebook PDPA: www.facebook.com/pg/projetos.aplicados/

A divisão das linhas para os projetos está associada ao Plano Estratégico “Niterói Que Queremos” (NQQ), objetivos determinados por meio de consulta pública participativa com a sociedade niteroiense, que são:
➡ Niterói Organizada e Segura: Mobilidade, Desenvolvimento e Ordenamento Urbano; Prevenção e Segurança
➡ Niterói Saudável: Saúde, Saneamento e Gestão de Resíduos
➡ Niterói Escolarizada e Inovadora: Educação; Ciência e Tecnologia
➡ Niterói Próspera e Dinâmica: Desenvolvimento Econômico, Inserção Produtiva
➡ Niterói Vibrante e Atraente: Meio Ambiente; Lazer e Esporte; Cultura e Entretenimento
➡ Niterói Inclusiva: Igualdade de Oportunidades
➡ Niterói Eficiente e Comprometida: Gestão Pública, Participação Cidadã, Integração Regional

Essas áreas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Por meio do PDPA, é possível utilizar a inteligência e a competência da UFF para a resolução de problemas públicos da cidade de Niterói, de forma a contribuir, de maneira efetiva, para o desenvolvimento sustentável e equânime do município. Além disso, o Programa estimula a associação e sinergia entre pesquisadores (as) e extensionistas da UFF, promovendo interação com a sociedade e gestão pública para a elaboração e execução de projetos que impactam a qualidade de vida de cidadãos e cidadãs niteroienses.

Para fazer as inscrições de projetos cada equipe precisa ser formadas por, pelo menos, dois (duas) pesquisadores(as) e/ou extensionistas docentes. Os projetos devem ter um(a) coordenador(a) e um vice-coordenador(a).
Informação importante: os(as) coordenadores(as) PRECISAM ser doutores(as) com vínculo ativo com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Os grupos inscritos podem ser formados por: professores(as) ativos(as), professores(as) aposentados(as), professores(as) colaboradores(as), técnicos especializados, pós-doutorandos(as), doutorandos(as), mestrandos(as) e graduandos(as).
 

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo