Informe

PROEX comunica com muito pesar o falecimento do professor Otílio Machado Pereira Bastos

ProexEmAção comunica com muito pesar o falecimento do professor Otílio Machado Pereira Bastos. O professor Otílio exerceu o cargo de coordenador de Integração Acadêmica da PROEX, trabalhando diretamente com atividades extensionistas. Em uma entrevista ao Informativo PROEX em abril de 2018 em comemoração aos 50 anos do Instituto Biomédico da UFF, que atualmente exercia seu terceiro mandato como diretor. O professor Otílio entendia a extensão como atividade que aproxima as práticas desenvolvidas na universidade às necessidades da comunidade. É algo fundamental sobretudo para os países em desenvolvimento, pois a extensão tem muito a contribuir para combater, mapear, desconstruir ou mesmo suprir muitas das demandas sociais observadas numa determinada parcela da população. Assim, projetos podem ser consolidados e se tornarem programas que ofereçam apoio e ajudem na manutenção da própria história de cada comunidade. Além disso, no nível institucional, é importante que exista uma integração entre as áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência. Existe certo desprezo em relação à extensão e aos profissionais extensionistas por parte
de seus pares acadêmicos, o que considero um grave erro, pois acredito que essas quatro áreas devem estar unidas e devem caminhar de forma conjunta para que se obtenha, em uma visão maior, um valor social mais relevante para todas as partes. Acredito que, para o Brasil, a extensão é um meio que auxilia gradativamente no desenvolvimento do país, de forma que se faz indispensável.
O Pró-Reitor de Extensão professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa expressa as mais sinceras condolências aos familiares, amigos do nosso querido professor Otílio Machado, carinhosamente chamado por todos de Otilinho e toda comunidade acadêmica que compõe a família UFF.

Dados do informe

05/03/2021


Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Extensão

Pular para o conteúdo