Recentemente, foram divulgados os resultados da 24ª Edição do Prêmio Geraldo de La Rocque e da 13ª Edição do Prêmio Contador Américo Matheus Florentino, ambos organizados pelo Conselho Federal de Contabilidade, e a UFF mais uma vez obteve destaque com sua produção científica.
O artigo “Desigualdade de Gênero na Profissão Contábil no Brasil”, de Carolina Barbastefano Novais, contadora formada pela UFF, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Aline Moura Costa da Silva, professoras do Departamento de Contabilidade da UFF de Niterói, ficou com a 3ª colocação no Prêmio Geraldo de La Rocque, cujo objetivo é incentivar a pesquisa no plano técnico e ético da profissão contábil.
Já o trabalho “Qualidade da Informação dos Relatórios de Gestão Integrados das Universidades Públicas Federais”, de autoria de Mônica Maria Lima Fonseca, contadora da UFF, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e José Paulo Cosenza, professores do Departamento de Contabilidade, ficou com o 4º lugar na premiação.
No Prêmio Contador Américo Matheus Florentino, que tem por objetivo incentivar a pesquisa por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis, o destaque foi o artigo “Determinantes da Baixa Adesão ao Controle Social: um Estudo com Discentes de Universidades Públicas do Rio de Janeiro”, de Laís Santos Dobbss, graduanda em Ciências Contábeis da UFF, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Aline Moura Costa da Silva, professoras do Departamento de Contabilidade da UFF de Niterói, que ficou com a 5ª colocação.
O Prêmio Geraldo de La Roque tem abrangência nacional, enquanto o Prêmio Américo Matheus Florentino tem abrangência regional. Segundo a professora Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro, é o terceiro ano consecutivo que contadores formados pela universidade e professores vinculados ao Departamento de Contabilidade da UFF de Niterói são agraciados.
“Essas premiações refletem o esforço e a dedicação dos profissionais e estudantes envolvidos e o resultado de excelência alcançado com nossas pesquisas, as quais trazem importantes contribuições teóricas e práticas para a área. Esses resultados também refletem a qualidade da universidade e trazem notoriedade ao nosso curso de graduação em Ciências Contábeis, que se consolida como um dos protagonistas dessa premiação, e ao Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAD), que teve uma egressa premiada. Os artigos serão publicados na Revista Pensar Contábil, classificada como Qualis A4”, comemora.