Informe

Processo Eletrônico Nacional e Sistema Eletrônico de Informações são apresentados na UFF

A UFF, através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), recebeu nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a Técnica da UFRJ Ana Maria de Almeida Ribeiro, que falou de sua experiência no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) e na utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O Processo Eletrônico Nacional é um projeto de Gestão Pública que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos. Trata-se de uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública (federal, estadual e municipal) para a construção de uma infra-estrutura pública de processo administrativo eletrônico.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para as instituições públicas, é a solução de processo eletrônico escolhida no âmbito do PEN, formando a sólida parceria PEN sei!.

Desde novembro o MEC passou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitar eletronicamente os seus processos. A previsão inicial é economizar R$ 2,4 milhões anuais com o uso da ferramenta digital. O SEI torna o procedimento mais ágil e reduz os gastos com aquisição de resmas de papel e aluguel de impressoras.

“Temos que pensar numa administração pública para o futuro, na agilidade trâmite dos processos, garantindo seu sigilo, e na economia de papel e outros insumos para o setor público”, ressaltou Ana Maria.

De acordo com a diretora do Departamento de Administração de Pessoal da UFF, Jovina Maria de Barros Bruno, “A possibilidade implantação do Sistema Eletrônico de Informações na UFF representa uma mudança cultural na gestão administrativa e acadêmica. Essa mudança resultará em práticas inovadoras que trarão maior produtividade, celeridade, transparência e racionalização dos gastos na produção, tramitação e arquivamento dos processos e documentos administrativos.”

Até a implantação dos sistema serão realizados cursos de capacitação e treinamentos para os diversos setores da UFF.

Pular para o conteúdo