O tema da saúde mental ganhou preocupação extra desde que foi decretada pela OMS a pandemia pelo COVID-19 e recomendado o isolamento social. No mundo todo, aulas foram suspensas nas escolas e universidades, assim como foram fechados cinemas, teatros, restaurantes e comércios em geral. Apenas serviços essenciais foram mantidos abertos e no fim de março de 2020, um terço da população mundial passou a viver sob algum tipo de restrição de circulação segundo a Agência France Presse (AFP). Neste mesmo momento a Universidade Federal Fluminense decidiu prorrogar todas as bolsas e auxílios estudantis através da Instrução de Serviço N.03 de 19 de março de 2020. Além das consequências do próprio isolamento social, a incerteza sobre a doença, o grande número de infectados e de mortes no mundo, a falta de um tratamento efetivo e a certeza de uma recessão econômica aumentam esta preocupação.
Diante deste cenário, a Coordenação de Apoio Social através da Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis/PROAES está trabalhando para analisar o efeito da prorrogação das bolsas e auxílios estudantis, bem como colher dados de indicadores de saúde mental relacionados à pandemia do COVID-19, tanto dos alunos bolsistas como não bolsistas. Serão usados um questionário de saúde geral validado e amplamente usado para detectar doenças psiquiátricas não severas e uma escala de eventos estressantes e traumáticos pelo Coronavírus desenvolvido pelo Professor da UFF, UFRJ e Universidade de Monash (Melbourne, Austrália) Leonardo Fontenelle e colaboradores. Esta escala foi traduzida, obtendo sua versão final no dia 20/04/2020, esta, também, será usada por outras universidades. Estes dados irão nos guiar para ações de prevenção e promoção de saúde e intervenção precoce.
Os profissionais selecionados são: Eduardo Henrique Nogueira de Souza (Técnico em Assuntos Educacionais); Ilana Frydman (Médica Psiquiatra); Jennifer Perroni (Assistente Social); Leonardo Simões Freire (Psicólogo); Roberta Rezende Oliveira (Assistente Social e Diretora da Divisão de Programas Sociais); Simone Pilar Andrade de Freitas Silva (Assistente Social e Coordenadora de Apoio Social); Thayná de Oliveira Moreira Rodrigues (Enfermeira); Vanessa Martins Oliveira (Assistente Social).
O momento pede pressa e nossa equipe multidisciplinar está trabalhando para estruturar da melhor forma possível esses dados sem perder a confiabilidade.