Entre os dias 24 e 30 de julho ocorreu a pré-matrícula presencial de ingressantes SiSU 2019.2 na Universidade Federal Fluminense (UFF). No bloco A do campus do Gragoatá – local que sediou o atendimento aos cotistas – foram atendidos mais de 2000 candidatos. O evento contou, ainda, com a presença da equipe do Trote Cultural, que, mantendo a tradição, organizou uma recepção calorosa e animada aos calouros.
O Projeto Trote Cultural UFF, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), completa 18 anos este ano. Como uma alternativa ao trote convencional, seu objetivo é receber os novos universitários com atividades socioculturais a fim de evitar qualquer ação de recepção estudantil que cause agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, incentivando o respeito à vida, à pessoa e ao meio ambiente. O trabalho conta com a participação de veteranos e calouros dos diversos cursos de graduação.
Este ano, a equipe do Trote Cultural distribuiu alguns brindes aos novos alunos, além do “Manual do Calouro”, para ajudá-los a conhecer melhor a Universidade e seus serviços. Os calouros puderam se sentir acolhidos e motivados para o início de uma jornada de aprendizado na Universidade, inaugurando uma nova etapa em sua formação.