Experiências, histórias e práticas do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense são retratadas no livro “Cadernos do Preceptor: história e trajetórias”, organizado pelos professores Lilian Koifman, do Instituto de Saúde Coletiva, e Gilson Saippa-Oliveira, do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Campus de Nova Friburgo. As atividades retratadas na obra foram vivenciadas por professores e estudantes durante a disciplina Trabalho de Campo Supervisionado I.
A publicação apresenta trajetórias de vida e narrativas dos agentes envolvidos com diversos setores da sociedade civil em variados territórios de aprendizagem. As narrativas entrelaçampráticas e saberes das áreas e saúde e educação. Essas interseções buscam contribuir para a construção de uma identidade profissional e de uma formação em Medicina voltadasà valorização de particularidades de cada indivíduo, do saber ouvir e do diálogo.
O título, lançado pelaCepesc Editora no final do ano passado, integra a série EnsinaSUS e contou com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), do Instituto de Medicina Social e do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas da Integralidade em Saúde, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e do Instituto de Saúde Coletiva da UFF.
O livro está disponível para download gratuito no site http://www.cepesc.org.br/livros/83507/.