Informe

Pós-Graduação da UFF é selecionada para cooperação com o BRICS

(Extraído de Andifes/CAPES)

Doze Programas de Pós-Graduação de nove universidades brasileiras foram selecionados para fazer parte da Universidade em Rede do Brics. São seis áreas de conhecimento contempladas (Energia; Ciência da computação e segurança da informação; Estudos dos BRICS; Ecologia e mudanças climáticas; Recursos hídricos e tratamento da poluição; e Economia), com duas Instituições de Ensino Superior consideradas por meio de seus Programas de Pós-Graduação, reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota seis ou sete.

A Universidade em Rede do Brics vai permitir o desenvolvimento de programas bilaterais e multilaterais de ensino e pesquisa, a formação conjunta, com qualidade, de mestres e doutores, além de permitir intercâmbio de discentes, docentes e pesquisadores. Ela chega para satisfazer as necessidades dos países por meio da ampliação do acesso a métodos, formas e tecnologias de educação contemporâneos. Outro objetivo é facilitar o desenvolvimento sustentável dos países pertencentes ao bloco, disseminando o conhecimento e as habilidades com pesquisas conjuntas e atividades educativas.

A UFF foi uma das nove instituições escolhidas com o projeto UFF-USP South American Climate Change: from the past to the future, de Ana Luiza Spadano Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica da UFF, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

Entre as atividades a serem realizadas pelas instituições selecionadas está o desenvolvimento, conjuntamente com parceiras dos países do BRICS, de projetos pedagógicos comuns de mestrados profissionais, acadêmicos e doutorados, em língua inglesa, no âmbito da Universidade em Rede.

Pular para o conteúdo