Desde segunda-feira, dia 11 de março, acontece no Rio de Janeiro a 8ª edição do Science 20 (S20), evento que reúne representantes das Academias de Ciência de 19 países, além da União Europeia, incluindo ainda a União Africana. O encontro está inserido na agenda do G20, cujo Brasil é anfitrião este ano, e busca promover o diálogo entre a comunidade científica em temas críticos e prover recomendações aos governos dos países integrantes do G20.
Com o tema Ciência para a Transformação Mundial, e sob a organização da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no evento serão debatidos diferentes temas de relevância mundial, como bioeconomia, inteligência artificial, desafios da saúde, justiça social e processo de transição energética. A programação do encontro também contempla apresentações das Academias de Ciências e organizações científicas internacionais, bem como quatro conferências e ainda a apresentação de um novo projeto da Unesco focado no aprendizado em ciências para a educação.
A UFF está sendo representada por pesquisadores e professores de diferentes unidades acadêmicas, que participam do encontro na qualidade de observadores, entre eles: Andrea Latge, do Instituto de Física; Joanna Fabjan, da Faculdade de Medicina Veterinária; Maria Vargas, do Instituto de Química; Monica Savedra, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) e docente do Instituto de Letras; Uerverton Souza, do Instituto de Computação;Thaiane de Oliveira, Superintendente de Comunicação Social (SCS) e docente do Instituto de Artes e Comunicação Social.
O evento se encerra hoje, dia 12 de março, e os grupos voltam a se encontrar em julho para encaminhar ao G20 o documento com recomendações aos países.
Sobre o S20
Criado em 2017, o S20 atua como grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, envolvendo as Academias de Ciências dos países membros. Os debates ocorrem anualmente, sendo coordenados pela Academia de Ciências do país que preside o G20. As reuniões anteriores foram sediadas pela Alemanha (2017), Argentina (2018), Japão (2019), Arábia Saudita (2020), Itália (2021), Indonésia (2022) e Índia (2023).
As recomendações emanadas do S20 são apresentadas oficialmente para consideração na reunião de Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo.