Informe

Pesquisa de doutorado da UFF é premiada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional

A pesquisa de doutorado “Novel Data Mining Methods and Applications in Combinatorial Optimization and Bioinformatics”, realizada por Marcelo Rodrigues de Holanda Maia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF, foi defendida em abril de 2022 e tem rendido prêmios notáveis ao pesquisador e à instituição. No mês de novembro de 2023, a tese conquistou o prêmio de Melhor Tese de Doutorado do LV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo).

Além da conquista na SBPO, a pesquisa também foi escolhida como:
3ª Melhor Tese de Doutorado do XIII Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em dezembro de 2022;
Melhor Tese de Doutorado da 8th IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence, em novembro de 2022;
1º lugar na MESS 2020+1 Metaheuristics Competition, em novembro de 2021;
2º lugar na trilha “CVRP” do 12th DIMACS Implementation Challenge, em abril de 2022.

A tese defendida por Marcelo Maia propõe novas abordagens baseadas em métodos da área de ciência de dados para resolver de forma mais eficaz e eficiente problemas computacionais de alta complexidade. Dentre os casos de aplicação abordados durante a pesquisa, destacam-se problemas de roteamento, logística, identificação de genes relacionados ao envelhecimento e previsão de efeitos colaterais de medicamentos. Além disso, as abordagens propostas têm potencial para serem aplicadas a inúmeros outros problemas em diversas áreas de conhecimento.

O pesquisador acredita que o sucesso e o reconhecimento alcançados se devem a uma combinação de fatores, dentre os quais destaca a competência dos pesquisadores do Instituto de Computação da UFF, as colaborações com pesquisadores de diversas instituições do Brasil, Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha, Índia, além das diversas formas de apoio (financeiro e de acesso a recursos) para o desenvolvimento da pesquisa. “Todos esses fatores, somados ao meu esforço pessoal, permitiram que eu desenvolvesse um trabalho de alta qualidade com contribuições relevantes envolvendo diversas áreas da Ciência da Computação”, explica.

Marcelo acrescenta que o reconhecimento alcançado pela pesquisa coloca em evidência a excelência das pesquisas desenvolvidas no Instituto de Computação e na UFF. “Acredito que os frutos de tal reconhecimento vieram na forma de oportunidades de colaboração, além de convites para realizar apresentações em eventos nacionais e internacionais e para ser coautor de um capítulo de livro. Isso amplifica o alcance dos resultados da minha pesquisa e, consequentemente, reforça a posição de destaque da UFF, o que pode futuramente atrair mais pesquisadores, investimentos e oportunidades de parcerias para a universidade”, conclui.

Dados do informe

03/12/2023


Pular para o conteúdo