A pesquisa intitulada “A psicolinguística da metáfora sob a interferência da familiaridade no Português Brasileiro”, do aluno de doutorado Gladiston Alves da Silva, recebeu o prêmio de excelência durante o XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), que contou com a participação de importantes pesquisadores da área, como Noam Chomsky.
A premiação ocorreu na última quinta-feira em Maceió-AL e o trabalho concorreu com pesquisas de todo o Brasil. “Fico muito feliz de poder representar a UFF e meu grupo de pesquisa em um congresso internacional desse porte. Apesar das dificuldades enfrentadas, continuamos a realizar pesquisas de alta qualidade dentro da universidade”, afirma o doutorando, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (Gepex-UFF).
O Gepex-UFF foi fundado em 2009 pelo professor de Linguística Eduardo Kenedy, orientador da pesquisa, e atualmente é coordenado pela professora Luciana Sanchez-Mendes. Desde sua fundação, o grupo vem crescendo e desenvolvendo investigações empíricas e de campo utilizando diversas técnicas experimentais e contribuindo para o avanço dos estudos de linguagem no Brasil.