A Orquestra Sinfonia Nacional (OSN) da UFF homenageará, dia 26 de novembro, um dos mais importantes compositores brasileiros do século XX, o petropolitano César Guerra-Peixe. O conjunto interpretará algumas de suas obras, com regência do maestro convidado José Maria Florêncio e participação especial da pianista Midori Maeshiro como solista.
O concerto ocorre, às 21h, no Cine Arte UFF, dentro da Série Rio da orquestra e do Ano Sinfônico Guerra-Peixe, que comemora o centenário de nascimento do músico. A entrada é gratuita. O Cine Arte UFF fica na Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.
Guerra-Peixe
Nascido na Serra Fluminense em 18 de março de 1914, César Guerra-Peixe deixou um imenso legado de obras para orquestra, quarteto, canto, piano e violão, dentre outras, após seu falecimento, em 1993. Para homenageá-lo, a OSN escolheu as composições “Sinfonia n.1”, de sua fase dodecafônica, “Pequeno Concerto para Piano e Orquestra”, “Assimilações” e “Tributo a Portinari”, as três de sua fase nacional.
Além do importante papel ocupado por Guerra-Peixe na história da música brasileira, a OSN tem mais um motivo para prestar homenagem ao compositor. Em 1963, César Guerra-Peixe entrou para os quadros da então Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC como violinista, cargo que continuou ocupando após a incorporação da orquestra à Universidade Federal Fluminense.
José Maria Florêncio
Atualmente, é maestro titular de uma das orquestras de câmara mais conceituadas do Leste Europeu, a “Capella Bydgostientis”. Exerce, também, a função de cônsul honorário do Brasil na Polônia por indicação conjunta do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores da Polônia. No Brasil, foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Recentemente, lançou um CD dedicado a Villa-Lobos e outro com obras de compositores brasileiros.
Midori Maeshiro
No Brasil, tem atuado com as orquestras Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Orquestra Unisinos, Orquestra TV Cultura de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica de Campinas. É detentora de 12 primeiros lugares em concursos nacionais e internacionais e realiza anualmente um seminário sobre o piano na música brasileira na Universidade de Tsukuba, no Japão. Desde 2001, é professora de piano na Escola de Música da UFRJ.