Dois dias para ficar na história do movimento pela inclusão e acessibilidade na UFF. É assim que os organizadores e participantes da oficina Os desafios na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula: possibilidades e demandas qualificaram/resumiram a importância da atividade organizada pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Divisão de Acessibilidade e Inclusão SENSIBILIZA UFF, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).
Mais do que uma “aula de inclusão”, o evento atraiu um grande número de professores, chefes de departamento, coordenadores de curso, diretores de unidade e até representantes de outras universidades, como a UFRJ, Unirio e UFRRJ, que tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias assistivas para Pessoas com Deficiência (PcD), refletir sobre a necessidade de mudança nas práticas pedagógicas e a urgência na adaptação curricular. Os participantes também apreciaram materiais didáticos acessíveis na sala de aula, bibliotecas e laboratórios.
O encontro também serviu para esclarecer dúvidas, mitos e preconceitos no convívio com as PcD, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, no ambiente acadêmico, que estão chegando em massa a cada semestre, transformando o cenário na universidade, especialmente a partir da implantação das cotas para Pessoas com Deficiência (PcD) em 2017.2