Informe

Núcleo da UFF é eleito para o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT)

fotos de 3 pessoas: uma mulher ao centro com vestido roxo, do lado esquerdo um homem de terno cinza e do lado direito uma homem de blusa listrada em preto e amarelo.

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS), vinculado à  Escola de Serviço Social da UFF, foi eleito para integrar o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) no mandato 2024-2026, por meio do Edital 01/24 para o “Segmento III – Entidades Representativas de Trabalhadores/Instituições de grupos de pesquisa”.

O CNPCT, criado pela Lei Federal 1.2847/2013, integra o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e objetiva prevenir e combater a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos e degradantes. O Comitê é formado por um colegiado de organizações do Estado, sociedade civil, movimentos sociais e organizações não governamentais, entre eles a UFF.

Segundo um dos coordenadores do NUDISS, o professor Fábio Simas, a expectativa do grupo para o mandato no CNPCT é de contribuir para o enfrentamento à tortura, em especial contra as pessoas privadas de liberdade. “A tortura é uma das formas mais agudas da violência de Estado, cujos principais alvos são as populações pobres e negras. O ano de 2024 marca os 60 anos do golpe civil-militar que, dentre outros fatores, potencializou as práticas de tortura contra suas classes tidas como perigosas. A participação de um Núcleo no espaço como o CNPCT reafirma o compromisso da Universidade Federal Fluminense com a defesa dos direitos humanos e com a construção de políticas públicas que visam a erradicação desta forma tão cruel de violência que é a tortura”, conclui o professor.

Sobre o NUDISS
O NUDISS tem como objetivo promover ações de pesquisa e extensão que articulem pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, além de fomentar grupos de estudos, atividades de extensão e projetos de pesquisa. Coordenado pelos professores Ebe Campinha, Fábio Simas e Rodrigo Lima, da Escola de Serviço Social da UFF, o Núcleo conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, assim como de pesquisadores associados de outras universidades brasileiras. Sua atuação está fortemente ligada aos movimentos sociais, com ênfase na defesa dos direitos humanos, da infância e da juventude.

Confira o Instagram do Núcleo!