Recentemente, a Universidade Federal Fluminense alertou aos usuários dos serviços Google (Gmail, Google Drive, entre outros) da necessidade de redução no armazenamento de dados em função das novas regras implementadas pela Google. A STI compreende que, por conta do acesso ilimitado, disseminou-se uma cultura de abundância de recursos, sem preocupação com a quantidade de dados armazenados. Porém, a partir de agora, contamos com a colaboração de todos(as) para nos adaptarmos ao novo cenário.
Nos últimos anos, as empresas prestadoras de serviços em nuvem vêm alterando paulatinamente seus termos de serviço, impondo limites e monetizando as relações. A realidade atual indica que não existem mais serviços de hospedagem ilimitados. Até mesmo os serviços que continuam oferecendo espaços generosos e gratuitos, podem, a qualquer momento, alterar os parâmetros.
Em relação ao caso do contrato celebrado entre as IFES e a Google, por intermédio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a UFF tem direito a uma determinada capacidade de espaço digital, este armazenamento é proporcional ao tamanho de seu contrato. A mudança contratual imposta pela Google fez com que esta capacidade fosse excedida. Dessa forma, a partir de 15 de janeiro, se mantida a situação, a empresa poderá congelar o armazenamento da Universidade, impedindo o acréscimo de novos conteúdos.
Do total de dados consumidos hoje, 89% são arquivos armazenados no “Drive” associado às contas (Google Drive). Por isso, reiteramos o pedido que os usuários façam seus melhores esforços para reduzir o consumo de armazenamento à cota de 20 GB por conta. Assim, iremos, coletivamente, evitar o prejuízo institucional.
Após a divulgação dos novos limites de uso do UFFmail, a Central de Atendimento recebeu muitas mensagens de usuários individuais e de setores administrativos que utilizam capacidade acima dos 20 GB. A STI e o Gabinete do Reitor (GAR) entendem e consideram todas as justificativas apresentadas válidas. Ressaltamos que medidas estão sendo estudadas para mitigar o problema no curto prazo.
Nosso apelo lançado à comunidade acadêmica continua, já que um estudo realizado pela equipe técnica identificou um conjunto de grandes consumidores que utilizam mais do que 10 TB de armazenamento. Estamos em contato com estes usuários (nenhum deles setorial, diga-se) para que ajustem suas condutas. Nossa expectativa é, com isso, distribuir uma quantidade de armazenamento justa a todos(as), principalmente aos setores administrativos. Independente desta ação, é necessário construir uma política mais perene para a hospedagem de dados. É fundamental admitir que, por mais que se amplie a nossa capacidade, sempre haverá um limite a ser observado. Precisamos rapidamente nos ajustar a um paradigma em que não existe mais espaço ilimitado de armazenamento.
A eficácia das medidas empregadas no curto prazo depende do esforço coletivo da comunidade na redução do recurso consumido. Em primeiro lugar, o objetivo é evitar o congelamento do armazenamento, e, em segundo plano, possibilitar a diferenciação de serviço aos setores, em função da sua importância institucional e do caráter coletivo de sua utilização. Por fim, estabelecer uma política de uso categorizada (setores, servidores docentes e técnicos administrativos, alunos, ex-alunos e terceirizados).
A fim de não impactar nenhum serviço essencial da UFF, outras parcerias estão em estudo. O modelo em que os setores financiam suas próprias demandas também foi analisado, mas, no momento, não é possível dentro dos termos contratados à Google. Seguiremos atualizando as informações através dos nossos canais oficiais. Pedimos, mais uma vez, que todos os esforços sejam concentrados na redução da quantidade de dados armazenada, sobretudo no Google Drive.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo site http://app.uff.br/atendimento ou pelo e-mail atendimento@id.uff.br.
Contamos com a colaboração de todos(as)!