Informe

Novo livro da Eduff analisa a Guerra do Iraque pelas lentes do cinema

O pesquisador Roberto Robalinho lança “Miragens e estilhaços da guerra: os filmes contemporâneos de ficção sobre a Guerra do Iraque” (Eduff, 2016). A partir da análise de “Guerra ao terror”, “Zona verde” e “Guerra sem cortes”, o autor propõe uma reflexão sobre de que maneira um grupo de filmes é capaz de traduzir uma guerra que tem origem no capitalismo contemporâneo pós-industrial. 

Dirigidos por diretores americanos consagrados, os filmes selecionados tratam do período da guerra pós-invasão de Bagdá e tentam dar conta das múltiplas vozes que coexistem no conflito.

Como já avisa na introdução, o autor se lança na dolorosa tarefa de inventar uma escrita sobre o presente. Para isso, percorre os destroços da Guerra do Iraque para mostrar o que já anuncia no título, os fragmentos e pedaços de um conflito do qual temos apenas visões, embora nem sempre definitivas.

Sobre o autor
Roberto Robalinho é doutorando em comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi professor substituto do Departamento de Estudos Culturais e Mídia em 2013. Mestre em comunicação e formado em cinema pela UFF, também atua como realizador audiovisual, montador e roteirista, tendo realizado alguns curtas-metragens e documentários, premiados nos festivais de Brasília e Festival de Cinema Universitário.

 

–> Como comprar

 

Dados do informe

15/06/2016

, , ,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo