A STI alerta toda a comunidade UFF, e também a sociedade, sobre os novos ataques virtuais noticiados hoje. Uma empresa de informática da Rússia fez um alerta sobre o ataque cibernético. Mais de 200 computadores já foram infectados. Há previsão de que os mesmos cheguem ao Brasil amanhã (25).
Os países mais atingidos foram Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha. Entre os alvos do vírus “Bad Rabbit” estão duas agências de notícias da Rússia, o aeroporto ucraniano de Odessa e o metrô da capital, Kiev.
O ataque virtual começa com uma mensagem que oferece uma atualização do software Adobe Flash Player, ou seja, depende do usuário clicar no botão “instalar” para espalhar.
Este tipo de ataque é chamado de drive-by attack, onde as vítimas baixam um falso instalador de sites infectados e iniciam manualmente o arquivo .exe, infectando, assim, os seus computadores.
Uma vez instalado, o vírus bloqueia os dados dos computadores e exige um pagamento em bitcoin equivalente a R$ 1 mil. Vale ressaltar que este é um ataque que funciona em computadores que usam o sistema operacional Windows.
Como evitar danos às máquinas:
– Recomendamos que atualize o Adobe Flash Player apenas pelo site proprietário da Adobe: https://get.adobe.com/br/flashplayer/
-Faça backup de seus dados;
– Não pague o resgate, caso seja solicitado.