Informe

Nota sobre as instalações de Campos dos Goytacazes

A administração central da Universidade Federal Fluminense está trabalhando intensamente e de forma prioritária para solucionar a grave situação das instalações em Campos dos Goytacazes. Os módulos abrigam atualmente as salas de secretaria, salas de aula, laboratórios de pesquisa, chefias de departamentos, secretarias e salas de coordenação dos cursos.

No começo de abril, a empresa que aluga as instalações notificou a Pró-Reitoria de Planejamento e a Pró-Reitoria de Administração do interesse em abrir negociações para parcelar a dívida e prorrogar o contrato. Imediatamente, a administração deu entrada nos documentos para efetivar a prorrogação. No entanto, em novo comunicado, em 12 de abril, a empresa comunicou a UFF da rescisão da locação e interrupção da prestação dos serviços, programada para 20 de maio.

Buscamos apoio da Procuradoria Federal junto à UFF e não foi possível reverter a rescisão pelos meios jurídicos. Então, o chefe de gabinete, Prof. Mario Augusto Ronconi, visitou Campos dos Goytacazes em agenda com a Prefeitura para buscar alternativas de locais para receber a UFF na cidade. Além disso, nos reunimos com a direção do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional em reunião, Prof. Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva, na PROAD em 25 de abril para comunicar o andamento da negociação e as possíveis soluções.

Ontem, recebemos informação da realização de um colegiado com grande representação e participação da comunidade de Campos. Hoje, a administração central intensificou as tratativas com a empresa e, mesmo em cenário de severa restrição orçamentária, priorizou o pagamento de parte da dívida com a empresa, em detrimento de outras ações, e propôs o reescalonamento do montante total devido. Com isso, foi possível resolver a situação e acordar a renovação emergencial do contrato até o final de 2019, visando dar maior tranqüilidade à comunidade para, nesse período, buscarmos coletivamente soluções definitivas para a questão.

No começo da noite dessa sexta-feira, a empresa respondeu por ofício aceitando a proposta da UFF de manutenção até dezembro de 2019.

Dessa forma, vencemos mais um desafio diante do cenário de forte contingenciamento orçamentário e agradecemos à importante comunidade de Campos dos Goytacazes pela compreensão.

Dados do informe

03/05/2019

,
Pular para o conteúdo