A Universidade Federal Fluminense, em mais um ato de esclarecimento por conta da notícia publicada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), faz saber que:
- No que diz respeito à nota publicada na quinta-feira, 31 de março, no Blog do Sintuff, sobre a “Crítica situação nas bibliotecas da UFF”, a Superintendência de Documentação – SDC, ressalta que compreende a expectativa das unidades e do Sindicato com relação ao encerramento do contrato com os terceirizados.
- O processo de demissão dos terceirizados foi acompanhado pelas chefias e equipes, sendo passado de forma clara e transparente pela Superintendência de Documentação, todas as orientações recebidas pela PROAD e Supervisão da Empresa Nova Rio.
- A UFF/ SDC envidou esforços para renovação do respectivo contrato, mas infelizmente a Empresa Nova Rio não manifestou interesse neste sentido.
- O número de prestadores demitidos pelo encerramento do contrato com a Empresa Nova Rio em 31/03/2016, foi de 53, e não 200 como informado.
- Ressaltamos que as bibliotecas não devem ser consideradas “símbolo de abandono”. A necessidade de manutenção é uma realidade que afeta a todas as áreas da Universidade e que todos os setores da universidade trabalham para suprir.
- A SDC publicou na pagina da UFF, no dia 01/04/16, um informe à comunidade, sobre a redução temporária do horário em algumas unidades do Sistema de Bibliotecas durante o recesso escolar, que tem um fluxo de atendimento ao público bastante reduzido neste período.
- A Administração central da UFF reconhece a importância do apoio dos Prestadores de serviço para as atividades desenvolvidas nas bibliotecas e arquivos , e já está tomando as devidas providências no sentido de contratar uma nova empresa para que as bibliotecas retornem o horário normal de atendimento o mais breve possível.
Superintendência de Documentação da UFF