A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, mantendo o diálogo aberto com a comunidade acadêmica, ressalta que a paralisação temporária do Restaurante Universitário foi absolutamente necessária para o cumprimento de todas as normas para retornarmos ao funcionamento com total segurança, visto que a manipulação de gêneros não pode ser realizada antes do prazo determinado pela empresa especializada. Entendemos os transtornos causados e estamos fazendo o possível para minimizar os danos.
Nesse sentido, algumas medidas foram tomadas em diálogo com a representação estudantil. Em relação à moradia estudantil situada em Niterói, desde terça-feira (17/10), disponibilizamos os gêneros em quantidade e variedade para a preparação da alimentação por residentes na própria moradia.
Na sexta-feira (20/10), enviaremos mais gêneros para complementar o uso regular do final de semana. A moradia dispõe de cozinha coletiva e as alas dispõem de alguns equipamentos de pequeno porte usados no preparo/aquecimento de alimentos. Adicionalmente, a partir da parceria com o COLUNI, realizaremos a preparação do almoço e jantar para entregar em quentinhas para a Moradia na sexta-feira, dia 20 de outubro, a partir da possibilidade de complementação de gêneros e do deslocamento de funcionários do RU para o local da produção. A capacidade de produção da cozinha do COLUNI é reduzida e, por este motivo, só conseguimos atender o quantitativo de residentes da moradia com esta solução alternativa e temporária.
Por oportuno, informamos que o setor de transporte foi acionado e a parceria com a SOMA destinará uma rota temporária UFF – Restaurante Popular a fim de permitir que o BUSUFF possa levar estudantes que quiserem almoçar no Restaurante Popular Jorge Amado. O horário da rota será de 11h às 14h30min para ida, lembrando que o restaurante fecha às 15h. Esta rota circulará no dia 20 de outubro, de 30 em 30 minutos para ir e para voltar nos pontos Cantareira > Praia Vermelha > Valonguinho > Restaurante Popular de Niterói.
Na próxima semana, realizaremos uma reunião com a representação estudantil sobre a questão da alimentação e permanência estudantil para planejarmos as ações relativas à pauta.
Reiteramos as desculpas pelos transtornos causados, e nos colocamos à disposição da comunidade acadêmica para o diálogo e a construção de alternativas e soluções.
Atenciosamente,
PROAES