A Universidade Federal Fluminense (UFF) informa, com profundo pesar, o falecimento do Professor Otílio Machado Pereira Bastos.
Médico formado pela UFF e professor titular da área de microbiologia e parasitologia, Otílio foi diretor do antigo Centro de Ciências Médicas (CCM) e também coordenador de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Extensão. Atualmente, exercia o seu terceiro mandato como diretor do Instituto Biomédico da UFF.
O professor Otílio foi um grande incentivador da criação do curso de Biomedicina da UFF.
Otílio contava, com orgulho e apreço, que desde criança, na década de 60, suas tardes se dividiam entre árvores e laboratórios. Não havia creches na época e Otílio passava grande parte do tempo na companhia de um tio que era professor da disciplina de parasitologia e de uma tia que trabalhava como secretária na antiga Faculdade Fluminense de Medicina, atual Instituto Biomédico. Essas experiências fizeram despertar nele a paixão e a certeza de que estudaria medicina.
Otilinho, como era carinhosamente chamado por todos, foi uma pessoa muito amorosa e dedicada ao Biomédico. Será para sempre lembrado pelo trato amável e humano nas suas relações, além do seu comprometimento com o instituto.
Neste momento de pesar, a UFF se solidariza com os familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto.