É com profundo pesar que a Universidade Federal Fluminense comunica o falecimento do grande mestre Waldimir Pirró e Longo, professor titular aposentado da UFF e pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos-INEST.
Oficial do Exército Brasileiro pela Academia Militar das Agulhas Negras (1955), Waldimir tem graduação em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (1959), mestrado (ME ,1969) e doutorado (PhD,1970) em Engenharia e Ciência dos Materiais e Metalurgia pela University of Florida e Livre Docência pela Universidade Federal Fluminense (1976). A sua brilhante trajetória acadêmico-profissional lhe rendeu inúmeras honrarias, dentre as quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e os títulos de Pesquisador Emérito do CNPq e de Professor Emérito.
Reconhecido pela capacidade de liderança, Longo ocupou cargos de grande destaque e relevância em mais de seus 50 anos de carreira, como a vice-presidência do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), presidência da Empresa Fluminense de Tecnologia (Flutec) e direção do Observatório Nacional (ON). Aqui na UFF, Longo foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppi) e um dos principais responsáveis pela criação da referida pró-reitoria.
Em 2021, a Editora da UFF (Eduff) foi responsável pelo lançamento do livro “Abrindo trilhas: educação e tecnologia. Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da ciência e da tecnologia pelo progresso do Brasil”, de Paulo César Gomes. A obra em questão fez parte do Selo Memória UFF, ação que integrou as comemorações dos 60 anos da universidade e cujo objetivo era o de divulgar trajetórias pessoais e institucionais daqueles que de alguma forma fazem parte da história da instituição.
Além de um relato sobre os principais acontecimentos da vida pública de Longo, o lançamento da Eduff reuniu as principais entrevistas do professor para veículos de imprensa, como o Jornal do Brasil e a Folha de S.Paulo, e reuniu depoimentos de quem conviveu com ele, como o advogado e empresário e amigo de infância Clodoaldo Castellani, e os ex-reitores da UFF José Raymundo Martins Romêo e Cícero Fialho.
O funeral acontece amanhã, dia 09 de março, no Parque da Colina.
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos, ex-alunos e colegas de profissão.