Informe

Ministro da Educação recebe Título de Doutor ‘Honoris Causa’ pela UFF

O ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, recebeu o Título de Doutor “Honoris Causa” da Universidade Federal Fluminense, nesta segunda-feira, 17 de novembro. A homenagem é concedida a personalidades que, independentemente de sua formação acadêmica, tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade. 

Acompanhado pelos membros do Conselho Universitário (CUV) Heitor Moura, Tarcísio Rivello e Silvia Sella, o ministro ocupou o seu lugar na mesa solene. Além de Paim, compuseram a mesa o reitor da UFF, Roberto Salles; o vice-reitor, Sidney Mello; e o reitor da Uni-Rio, Luiz Pedro San Gil Jutuca, representando também a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. 

Durante o discurso panegírico, o reitor Roberto Salles lembrou o momento em que conheceu Paim, na nomeação para sua primeira gestão em 2006. “É a honraria mais justa da qual eu já participei. Desejo um futuro cada vez mais brilhante para Vossa Excelência”, declarou Salles. 

O reitor ainda disse que Paim e o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, foram os maiores incentivadores de a UFF fazer parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o que possibilitou o aumento no número de vagas oferecidas e estrutura física da universidade. 

As vestes talares, compostas pela samarra e pelo capelo, foram transladadas pela professora Silvia Sella, representante do CUV. A cor azul-royal foi escolhida pela área de atuação do ministro, economia. O homenageado recebeu também diploma e memorial descritivo do título.

José Henrique Paim agradeceu a homenagem e recordou o trabalho de Salles durante seus oito anos à frente da Reitoria. “Um dos reitores mais presentes e atentos, com seu trabalho refletido na expansão da universidade. Salles deixa um grande legado para a UFF e para a educação superior do Brasil”, disse o ministro, ao falar dos avanços da universidade. 

“Tenho consciência de que esta honraria pertence a todos aqueles que, assim como eu, se empenharam nos últimos anos em promover uma grande transformação no ensino público brasileiro, em busca de maior integridade e maior desigualdade educacional”, completou. Na ocasião, o ministro afirmou que a parceria entre a UFF e o MEC continuará na gestão do reitor eleito, Sidney Mello. 

Estiveram presentes na cerimônia, realizada no Teatro da UFF, o reitor e vice-reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi e Antônio José Ledo, respectivamente; a reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares; o presidente da Academia Nacional de Medicina e vice-presidente da Academia Brasileira de Educação, Pietro Novellino; e o deputado federal Hugo Leal. 

Biografia 

Nascido em 2 de junho de 1966, José Henrique Paim Fernandes é formado em Economia. Foi analista de Projetos do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul; secretário municipal de Capacitação de Recursos e Cooperação Internacional de Porto Alegre; coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Porto Alegre; secretário estadual de Coordenação e Planejamento do Rio Grande do Sul e subsecretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. 

Exerceu ainda a função de presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e foi secretário-executivo do MEC, de 2006 a 2014, antes de ser nomeado ministro. Também recebeu o Título de Doutor “Honoris Causa” pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente, é professor de Economia do Centro Universitário La Salle de Canoas, no Rio Grande do Sul. 

Dados do informe

18/11/2014


Pular para o conteúdo