Informe

MEC divulga diretizes de prova para o ENADE 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira publicou no Diário Oficial da União de quinta-feira, 08/06/2017, o conjunto de portarias com as diretrizes de provas de cada área avaliada no Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2017. As diretrizes estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados no exame.

As diretrizes para as provas são definidas pelas comissões assessoras de área, compostas por docentes dos Sistemas Superiores de Educação, e são elaboradas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada curso, área, legislação associada, legislações profissionais e Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

Considerando que o Enade tem por objetivo avaliar cursos através do desempenho de seus estudantes, essas diretrizes são especialmente importantes para orientar Docentes e Núcleos Docentes Estruturantes na condução de seus currículos a uma melhor e maior aderência às provas realizadas, melhorando o desempenho e os resultados do curso na Avaliação.

O Inep já havia divulgado a Portaria com orientações gerais e a data de realização do exame em abril. Espera-se para meados de junho a divulgação do edital para a realização do exame.

Este ano (2017), diferentemente dos demais, o Enade não será regido apenas pela respectiva portaria normativa e pelo manual do Enade. Um edital, segundo o Inep, promete oferecer as informações e orientações necessárias a todas as partes envolvidas. Segundo informações passadas pelo próprio Inep em seminário anual realizado em Brasília, dirigido a representantes de IES de todo o Brasil, cujo tema é o Enade, a expectativa é que até dia 14 de junho de 2017 o Edital Enade seja publicado.

Dados do informe

09/06/2017

, , ,

Informações sobre o setor

Divisão de Avaliação

Pular para o conteúdo