A preservação ambiental é um dos principais debates da atualidade. Seja pelo descaso do presidente americano, Donald Trump, em tratar assuntos referentes ao aquecimento global ou pelos constantes protestos da instituição Green Peace, preservar o meio ambiente – e meios de se fazer isso – é um dos tópicos mais comentados na sociedade contemporânea.
Nesse contexto, o livro “Direito Ambiental e sua Atual Problemática” (Eduff, 2018) tem muito a contribuir para a discussão, trazendo novos temas sobre o ramo do direito ambiental, com uma linguagem esclarecedora e de fácil entendimento. Escrito por David Augusto Fernandes, a obra também apresenta práticas de conscientização para a proteção da natureza.
Ao estimular pessoas de todas as áreas a entenderem mais sobre o tema, o lançamento da Eduff pretende que determinações legais, muitas vezes ignoradas pelo povo, possam ser compreendidas. Segundo o autor, a falta de acesso à legislação ambiental afeta consideravelmente o bem viver da natureza e pode provocar, até mesmo, malefícios e doenças para a sociedade.
Além disso, a preservação do meio ambiente não diz respeito exclusivamente à qualidade de vida de outros animais e para além dos humanos. A natureza afeta o hábitat humano e, por consequência, o próprio indivíduo e sua perpetuação no planeta. Portanto, ao trazer tópicos importantes para a conservação de um meio ambiente sadio e livre de contaminantes, “Direito Ambiental e sua Atual Problemática” é uma leitura relevante, que contribui para grandes discussões atuais.