Os 75 anos da Faculdade de Economia da UFF são celebrados em relatos emocionados daqueles que testemunharam as lutas e resistências em momentos cruciais da nossa história recente, no livro “Economia, história e memórias” (Eduff, 2017), das professoras Hildete Pereira de Melo e Ruth Helena Dweck.
Uma das mais antigas instituições de ensino de Ciências Econômicas do Brasil, a Faculdade de Economia da UFF foi criada em 1942, quando Niterói era capital do estado do Rio de Janeiro. Nascida como instituição privada, pouco tempo depois foi federalizada e incorporada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uferj), que em 1960 passou a se chamar Universidade Federal Fluminense.
Responsável pela formação de mais de 3,5 mil economistas ao longo de décadas, a Faculdade de Economia da UFF já teve em seu quadro de professores nomes como Carlos Lessa, Fernando Cardim de Carvalho e Theotônio dos Santos.
Sobre as autoras:
Hildete Pereira de Melo ingressou em março de 1973 como professora do Departamento de Economia da UFF. É doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora associada da Faculdade de Economia da UFF. Coordenadora do curso de Economia (1984-1988), do Programa Especial de Treinamento – PET (1995-1998), do Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social.
Ruth Helena Dweck iniciou sua vida acadêmica em 1971, como professora do Departamento de Economia e assessora da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Pará, tendo participado da criação do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea). Doutora em Economia pela UFRJ, ingressou na UFF em 1975, onde assumiu diversos cargos na administração acadêmica: coordenadora do curso de Economia (1978-1984), vice-chefe e chefe do Departamento de Economia (1986-1989) e diretora da Faculdade de Economia por dois mandatos (1998-2006). Atualmente, é professora associada, aposentada, atuando como professora voluntária, ministrando aulas na pós-graduação e trabalhando em projetos de pesquisa e extensão.