Informe

Livro de memórias da Faculdade de Medicina da UFF é lançado durante inauguração da nova sede

O livro “Memória institucional e histórias de vida: a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense pela voz de seus ex-diretores e vice-diretores” (Eduff), foi lançado nesta sexta-feira, 13 de dezembro, durante a inauguração da nova sede da Faculdade de Medicina da UFF. A cerimônia contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do reitor da UFF, Antonio Cláudio da Nóbrega e de outras autoridades e membros da universidade. 

Terceiro volume do Selo Memória UFF, a obra organizada por Nashla Dahás reúne depoimentos de ex-diretores e vice-diretores da instituição obtidos a partir de entrevistas em que narraram os acontecimentos e conflitos vivenciados ao longo das suas gestões na instituição que, em 2026, celebra 100 anos de existência. 

As histórias contadas no livro, portanto, abordam as características das trajetórias de muitos de seus dirigentes no interior da faculdade e do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap); as lembranças dos mandatos exercidos; as vivências e impressões retrospectivas da relação entre faculdade e hospital, incluindo a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o surgimento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); as mudanças curriculares e seus conflitos; impressões do entorno social e político; as expectativas para o futuro e, por fim, o funcionamento da Faculdade de Medicina em meio à pandemia de Covid-19 e seus legados. 

“Memória institucional e histórias de vida: a Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense pela voz de seus ex-diretores e vice-diretores” está disponível gratuitamente para download no site www.eduff.com.br. Clique aqui para baixar. 

Dados do informe

13/12/2024
,
,

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Pular para o conteúdo